Descoberta bactéria que transforma lixo em combustível!

 

viaDescoberta bactéria que transforma lixo em combustível!. (do Jovem Nerd)

 

Num mundo tão dependente de combustíveis fósseis, uma notícia dessas só pode trazer coisas boas. Pesquisadores na Universidade de Tulane descobriram uma nova bactéria com a habilidade de quebrar e consumir lixo e transformar a matéria em butanol.

A diferença entre o etanol e o butanol é a seguinte:

O etanol, tão usado hoje em dia, não consegue ser a substituição perfeita da gasolina, devido à facilidade de se misturar com a água que cria dificuldades em transportar o combustível.

O butanol, por outro lado, é incrivelmente similar à gasolina, com duas vantagens sobre o etanol. Ele pode ser usado em qualquer carro usado hoje em dia, além de ser conveniente para produzir e fácil de transportar

Onde se consegue essa bactéria tão interessante? Fezes de animais. David Mullin, líder da pesquisa, descobriram uma nova linha de bactéria Clostridium que pode produzir butanol direta e eficientemente. Nomeada TU-103, ela consume qualquer coisa que contém celulose, passando da matéria de plantas verdes, e aquele seu velho jornal também.

Mullin dá um exemplo de vantagem da bactéria:

“Só nos Estados Unidos, pelo menos 323 milhões de toneladas de materiais de celulose, que poderiam ser usado para produzir butanol, são jogados fora todos os anos.”

Além de todas essas vantagens, o butanol traz um aproveitamento muito maior de energia (ele produz mais com menos), e é menos corrosivo. Sem contar com a possibilidade de ser produzido em ambientes ricos em oxigênio, facilitando a produção e distribuição.

A pergunta mais importante é: como e quando teremos esse combustível do DeLorean do futuro em nossas mãos? Os governantes vão fingir que não viram? Voltaremos para o futuro?

Via The Escapist


Stephan Martins
Stephan Martins diz que parece bom demais para ser verdade…

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s